domingo, 4 de janeiro de 2015

TÉCNICAS DE RELAXAMENTO PARA ALUNOS AGITADOS...

ENSINAR O ALUNO A RELAXAR: QUANDO USAR?
As técnicas de relaxamento servem para relaxar uma criança inquieta e nervosa, aquelas que não conseguem se concentrar, as que possuem medos e tensão e mesmo para aquelas que não conseguem falar em público pela ansiedade excessiva.
 
Para propor um momento de relaxamento, devemos proporcionar um ambiente tranquilo e sereno começando com um jogo durante quinze minutos, diariamente, por pelo menos vinte dias.
 
Sendo assim, podemos ensinar os alunos a:
 
- relaxar mãos e pés: feche a mão direita, contando até cinco e abra. Repita este procedimento por três vezes e troque de mão fazendo o mesmo;
 
- relaxar o pescoço: mexa o pescoço para a direita e a esquerda por cinco vezes. Depois para frente e para trás e, finalmente, dar uma volta com a cabeça por cinco vezes. Esta atividade pode ser feita de pé ou sentada;
 
- relaxar os dedos; deitado em um colchonete com uma música calma, relaxar os dedos e fazer um círculo com o dedos;
 
- exercícios de respiração: pode ser feito deitado ou de pé. Encher os pulmões de ar. Contar até dez e soltar. Iniciar com três repetições e ir aumentando até dez;
 
- observa e imagina: deitado e um colchonete, com uma música calma, peça para o aluno pensar em algo e que fique pensando nesta cena por pelo menos dez segundos;
 
- imaginação; peça que o aluno imagine uma nuvem branca muito grande e no meio dela um ponto preto. Peça para o aluno fixar a atenção no ponto preto por trinta segundos.

By Atividadeparaeducacaoespecial.com   

COMO DIMINUIR O STRESS DAS VIAGENS NAS FÉRIAS

5 dicas para diminuir o estresse nas viagens de férias

Fonte traduzida: http://www.autismspeaks.org/blog/2014/12/19/holiday-road-trips-five-tips-reduce-stress

Embora as férias sejam um tempo maravilhoso para passar com a família e amigos, viagens podem ser estressantes para muitas pessoas com autismo e seus parentes. Para algumas famílias, dirigir para visitar parentes pode se tornar uma tarefa complicada. No entanto, com um pouco de planejamento você pode ajudar a deixar as viagens mais tranquilas para todos. Para isso, reunimos algumas dicas para você manter em mente quando se prepara para uma viagem de carro durante as férias.

1. Leve suprimentos

Uma boa estratégia para manter as crianças felizes no carro, ônibus ou avião é uma mala com vários brinquedos, jogos e distrações para o seu filho. Considere a compra de alguns brinquedos e itens pequenos e bem baratos e os coloque em uma sacola para levar na viagem - vai ser emocionante quando seu filho abrir. Descobrir brinquedos novos irá ocupá-lo por um pouco mais tempo. Outras coisas para levar:
  • Brinquedos preferidos
  • Livros
  • Música
  • Fones de ouvido
  • Itens sensoriais portáteis
  • Roupas para trocar
  • Se o seu filho comunica-se usando um método alternativo, certifique-se que você está levando todos os dispositivos necessários
Se você tem um iPad, tablet ou leitor de DVD portátil, estes podem ser muito bons para manter seu filho ocupado no carro. Baixe um filme antes da viagem ou leve alguns de seus DVDs favoritos para ele assistir.

Certifique-se também de trazer alguns lanches e bebidas favoritas, especialmente se o seu filho tem restrições alimentares, para evitar quaisquer problemas relacionados à fome.



2. Use suporte visual

Crianças com autismo, muitas vezes, se dão bem com imagens e efeitos visuais. Antes de saírem, vocês poderiam fazer uma programação bem visual (como uma história em quadrinhos) da viagem, para que seu filho saiba o que esperar. Inclua coisas como intervalos para banheiros, paradas para refeições e atividades que seu filho possa fazer no carro, por exemplo.

3. Dê espaço

Se você tem mais de uma criança acomodada, as probabilidades delas começarem a incomodar-se entre si é grande. Pense em algumas maneiras de garantir que cada criança tenha seu próprio espaço e uma não invada o espaço da outra. Considere levar um travesseiro grande para colocar entre os assentos, ou, se possível, deixe um assento livre no meio caso esteja no carro. Certifique-se que os irmãos têm seus próprios brinquedos para evitar brigas. No ônibus e avião, deixe as crianças separadas, ficando ao lado de uma. Fones de ouvido são bons, pois cada criança pode ouvir sua própria música ou assistir seu próprio filme.

4. Faça uma pausa!

Antes de sair, analise a duração da sua viagem. Quanto tempo seu filho ficará sentado antes de começar a ficar impaciente? Se você está planejando dirigir por algumas horas, selecione algumas paradas estratégicas em que o seu filho poderá sair, esticar as pernas, usar o banheiro, e escapar do carro por alguns minutos. Certifique-se de ouvir o seu filho quando ele indicar que precisa parar para fazer uma pausa - melhor perder um pouco de tempo do que enfrentar um pico de ansiedade na estrada!

No entanto, tenha em mente que algumas crianças têm problemas com paradas frequentes. Se este for o caso do seu filho, tente limitar o número de vezes que ela tem que entrar e sair do carro.

5. Pratique e comportamento positivo recompensa

Em vez de esperar até que seu filho tenha um comportamento desafiador, tente perceber os momentos em que ele está sentado em sua cadeira de forma adequada e calmo. Recompense isso com um sorriso, um carinho. Você pode até pensar em uma recompensa especial para seu filho no final da viagem por ter se comportado bem e seguido as regras.

Para as crianças que não gostam de viajar, é bom praticar com pequenas distâncias antes da grande viagem! Comece levando seu filho em uma curta distância de carro. Então, gradualmente, aumente a duração do tempo.

Embora a perspectiva de várias horas no carro possa soar estressante, um pouco de preparação pode te ajudar a fazer uma viagem mais suave!

O Blog C@st da Mih compõe o MiniC@st da Mih e como o nome já diz é um mini podcast de maior freqüência , podendo ser diário ou semanal...de...